ADVERTISEMENTS
O verão está chegando e os locais mais procurados, sem dúvidas, são as praias. Uma das praias mais visitadas do nordeste brasileiro é Porto de Galinhas.
A região possui águas claras e mornas, além de mangues, areia branca e coqueirais maravilhosos. Para dar uma ajudinha no seu roteiro de viagem coloquei aqui 9 lugares para você conferir em Porto de Galinhas.
1. Praia de Maracaípe
É uma praia agitada e é famosa por ser ponto de encontro de surfistas, especialmente quando sedia campeonatos. É o lugar ideal para quem gosta de surfar, e uma excelente opção para quem quer aprender o esporte. Isso porque conta com várias escolas de surf e kitesurfe.
Porém é uma praia deserta em certos pontos e merece cuidado ao entrar no mar, suas ondas são altas e fortes. Mas isso não espanta os turistas, já que é uma das praias mais famosas nos arredores de Porto de Galinhas.
ADVERTISEMENTS
O vilarejo ao redor da praia, é bem pequeno e rústico, com lojinhas para compras, poucas barracas, quiosques e restaurantes. Para se hospedar, não possuem hotéis de luxo ou mega resorts. Por lá, há algumas pousadas a beira-mar e no vilarejo, que satisfaz bem as necessidades dos turistas.
Se o seu foco na viagem é um lugar para descansar e aproveitar o sossego local, Maracaípe é o lugar certo.
2. Piscinas naturais
O próximo lugar para você conhecer são as piscinas naturais. Estão localizadas na praia central e fazem valer a pena o título de melhor praia do Brasil, conquistado em 2001.
É primordial entender que a maré influencia muito na disponibilidade do passeio. Se a maré estiver alta, o arrecife fica coberto e, portanto, impossível de ser visitado.
E se está pensando em viajar na alta temporada, saiba que há um rígido controle de permanência. É necessário obter um selo gratuito, que é entregue aos visitantes após uma explicação sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O jeito mais comum de chegar até essas piscinas é através de jangadas. Durante o trajeto, são contadas histórias e curiosidades bem legais sobre Porto de Galinhas.
O custo desse passeio costuma girar em torno de R$ 15,00 a 20,00 por pessoa, com uma duração de 40 minutos. Esse tempo é suficiente para se aventurar nas águas cristalinas em meio aos peixinhos.
3. Passeio de buggy
Se sua intenção é conhecer todo o litoral de Porto de Galinhas, esse passeio cumpre bem essa tarefa. Ele passa até os extremos mais turísticos e importantes: de um lado a praia de Muro Alto e do outro lado o Pontal de Maracaípe.
Porém, ao contrário de outras regiões, os veículos não são autorizados a percorrer todo o trajeto pela areia, pois a região é de desova de tartarugas.
Para fazer o passeio de buggy, o valor é de R$250,00 por veículo, que comporta até 4 pessoas. É importante conferir se o buggy é credenciado, pois há muitas pessoas que fazem o passeio com buggy’s ilegais.
4. Restaurante Beijupirá
É a Melhor opção para os amantes de uma boa culinária. Esse restaurante é conhecido por conter uma cozinha “mixira”, que em tupi quer dizer mistura.
É um local totalmente voltado para o turismo, conta com uma decoração criativa com artesanatos da região. Além de mesas na varanda e iluminação de velas, lembrando o clima tropical de praia.
Os pratos que são servidos são bem diferentes, não espere comer um peixe com molho comum ou um acompanhamento tradicional. Eles presam pela mistura de peixes e frutos do mar com frutas como banana, manga, coco e muitas outras.
O menu é bem variado e conta com nomes divertidos para os pratos. O restaurante foi inaugurado há mais de 20 anos e conta com mais duas filiais em Olinda e Praia dos Carneiros. Vale a pena conferir e se deliciar.
5. Praia dos Carneiros
Por ter uma beleza sem igual, a praia tem sido escolha de muitos casais, para casamentos ou luas-de-mel. Toda a sua extensão é tomada por coqueiros, a água é límpida e morna. Sua paisagem é moldada pelo estuário do Rio Formoso e por um paredão de arrecifes de 1 km de extensão.
É um lugar lindo, mais chamado de paraíso, que merece ser visitado, pois sua paisagem ainda é quase a mesma do início do século. Para o conforto dos turistas, a praia conta com vários hotéis que dispõem seus serviços de acordo com a temporada.
6. Ateliê do Carcará
Se você está em Porto de Galinhas, vale a pena visitar o ateliê do Carcará. Onde irá encontrar ao longo do destino diversas esculturas de galinhas bem coloridas.
Algumas remetendo a personagens famosos, outras dando as boas-vindas ou mostrando a característica de algo próximo. Elas são o maior símbolo de Porto de Galinhas desde a década de 90, e despertam a atenção e a curiosidade dos turistas.
O ateliê leva esse nome, por causa do seu criador Gilberto Carcará. Ele buscou uma maneira de criar algo que representasse a região, com cores vivas.
7. Praia do Cupe
Uma longa extensão de areia orlada de coqueiros tombados pelo vento, surpreendem os turistas que comparecem a praia. Conta com a presença de bons hotéis e pousadas que auxiliam no conforto dos visitantes.
Conhecida por ser uma praia sem muito movimento, que boa parte das pessoas não frequentam devido as ondas fortes. Porém, o que muita gente não sabe é que no início da praia do Cupe, há um trecho chamado de “pontal do cupe”. Lá as ondas são mais fracas e piscinas naturais são formadas na maré baixa.
Por isso a praia é popular entre os nativos, é tranquila e mais vazia. É uma praia propicia para os amantes de surf.
8. Praia do Muro Alto
É um cenário deslumbrante, que foi escolhida para abrigar os mais luxuosos condomínios e alguns dos melhores resorts do Brasil.
Possui águas extremamente tranquilas, formando uma verdadeira piscina. Manguezais, áreas de reserva de mata atlântica e um jardim tropical à beira-mar, também fazem parte da paisagem.
É comum passeios de barco à vela e caiaque, além da prática de alguns esportes náuticos como opção de lazer. Seu nome faz referência a um paredão de areia, com cerca de 3 metros de altura, formado na região, o que atrai a maioria dos turistas.
9. Praia de Serrambi
Parece o lugar perfeito para quem quer descansar e curtir a paz das férias. A pequena vila de pescadores dá o tom do sossego, dando ainda mais charme a simplicidade da vida local.
Outra característica, é a extensa formação de corais, onde na maré baixa, são formadas belas piscinas naturais. No entanto, fora dos corais, as ondas são fortes e o que dá espaço para ser ponto de encontro de surfistas. O que torna a praia perfeita para qualquer tribo.
Durante esse tempo na praia, você pode fazer um passeio de barco até o Santuário Ecológico do Rio Serianhém. Onde encontramos manguezais e uma fauna muito especial que rendem fotos incríveis da viagem.
É possível encontrar várias casas para alugar por temporada. Na praia há vários bares que seguem o estilo rústico da região, hotéis e pousadas.
Tenho certeza que esse post te auxiliará muito a conhecer mais sobre a cidade. Comente e compartilhe se gostou!