Passagens aéreas seguem liderando procura por troca de milhas no Brasil – P A Lightning

Passagens aéreas seguem liderando procura por troca de milhas no Brasil

ADVERTISEMENTS

As viagens nacionais e internacionais antes eram um sonho distante para muitas pessoas que, com uma renda mais apertada, não tinham como arcar com a despesa de passagens aéreas e hospedagem. Com o passar dos anos, essa realidade foi mudando e permitindo que cada vez mais pessoas, de diversas classes sociais, tivessem acesso a viagens mais baratas e com possibilidades de pagamento mais facilitadas.

O surgimento dos programas de milhas também contribuiu para que mais pessoas tivessem condições de fazer suas viagens dos sonhos. Esses programas consistem na acumulação de pontos ao fazer determinadas compras ou ao usar o cartão de crédito, por exemplo. Esses pontos acumulados podem ser transformados em milhas e te ajudar a adquirir as passagens aéreas de graça ou mais baratas.

Mesmo com uma baixa na troca de milhas no Brasil durante a pandemia, o cenário parece está melhorando. Confira mais detalhes a seguir.

Troca de milhas no Brasil volta a subir

Diversos programas de fidelidade voltaram a ter um alto índice de crescimento no Brasil nesse último semestre de 2020, essas são informações divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização. Durante os principais meses da pandemia, o índice de acúmulo de milhas caiu, assim como uma quantidade menor foi resgatado e trocado por passagens aéreas.

ADVERTISEMENTS

Entretanto, estamos em um momento positivo e de crescimento. Os índices ainda não se igualaram ao que eram antes da pandemia, mas estamos no caminho. No último semestre de 2020, os brasileiros acumularam mais de 55 bilhões de pontos/milhas, sendo esse valor 31% a mais do que no trimestre anterior.

Cerca de R$41 bilhões foram resgatados também durante esse último trimestre, representando um aumento de quase 60%. Mais de 50% desses pontos resgatados foram destinados à troca por passagens aéreas. Antes da pandemia, esse percentual chegava a até 80% e agora isso não se faz possível por causa do momento que estamos vivendo e da nossa economia. Mas com tudo voltando ao normal, a expectativa é de que volte a aumentar ainda mais.

Como obter milhas

Para conseguir acumular milhas e depois trocá-las por pontos que podem ser usados para compras no varejo ou para a compra de passagens aéreas, antes de tudo, você deve escolher um programa de fidelidade. O Brasil possui alguns bem populares como o Smiles, o LatamPass, o Tudo Azul e a Livelo.

O indicado é que você acesse o site de cada um dos programas, leia como eles funcionam, veja quais são suas vantagens e desvantagens, tudo o que oferecem e o que deixam de oferecer. Assim é possível colocar na balança e encontrar aquele que oferece o melhor custo-benefício para o seu bolso.

Muitas vezes, o seu cartão de crédito também pode ter algum programa de fidelidade e ao participar, você acumula pontos que depois podem ser trocados por descontos na própria fatura, produtos ou passagens aéreas, por isso dê uma olhada. Além de conferir os detalhes do programa de fidelidade do seu cartão, observe nos sites das principais companhias aéreas brasileiras para saber de quais programas de fidelidade

aceitam as milhas. No caso da Latam, por exemplo, ela dá preferência ao seu próprio programa de fidelidade, o LatamPass. Mas muitas das vezes o cartão de crédito possui uma parceria com a companhia e permite o acúmulo de pontos no seu programa de fidelidade a partir das compras realizadas com ele.

Depois de escolher um programa de fidelidade e se cadastrar nele, chegou a hora de acumular pontos e depois trocá-los pelo que você desejar.

Como trocar os seus pontos por milhas

Depois que você já faz parte de um programa de fidelidade, o que precisa fazer é ir em busca de acumular pontos. Vai depender de cada programa, por isso você sempre deve conferir no regulamento quais tipos de compras acumulam pontos, quais acumulam mais e outros detalhes.

Geralmente, os pontos são acumulados ao fazer determinadas compras no varejo. Em alguns programas, só de usar o cartão de crédito você já acumula pontos. É também possível acumular mais pontos quando faz uma compra internacional. Para conseguir trocar os pontos por milhas, é recomendado ter uma boa quantidade acumulada. No site do programa de fidelidade, você consegue ver a quantia mínima para trocar.

A troca de pontos por milhas pode ser feita no próprio site ou aplicativo do programa de fidelidade. Você só precisa seguir todo o passo a passo e em poucos minutos já tem suas milhas para poder usar como quiser.

Como usar as milhas

Depois que você acumulou os pontos e fez a troca deles por milhas, chegou a hora de usá-los. Mas antes, veja a validade das suas milhas para poder usá-las o quanto antes. Para usar as milhas é bem fácil, basta acessar o site da companhia aérea e buscar pelas passagens de sua preferência.

Ao lado do valor da passagem, você poderá ver quantas milhas são necessárias para pagá-las totalmente. Aí você tem duas opções: caso tenha milhas suficientes para cobrir todo o valor da passagem, basta efetuar a compra e informar os seus dados do programa de fidelidade; caso não tenha a quantidade total, você pode usar o que tem para abater no valor e arcar com o restante da passagem em dinheiro.

De qualquer forma, acumular milhas pode ser bastante vantajoso, pois mesmo que você não consiga abater o valor total das passagens aéreas, acaba pagando bem menos do que o esperado. Milhares de brasileiros já fazem parte de programas de fidelidade e usam as milhas para viajar, como você pode notar nos dados que trouxemos no início da matéria. Você pode começar a participar a qualquer momento e acumular pontos desde já para alguma viagem futura que esteja nos seus planos.

Lembre-se sempre de avaliar todas as possibilidades, vantagens e desvantagens. Por exemplo, se você não usa muito cartão de crédito, não faz sentido um programa de fidelidade cuja principal forma de acumular pontos seja o uso do cartão. Escolha o que se adequa a sua realidade.

Administrador
Administrador
Articles: 56